Blog

TRIBUTAÇÃO DE SERVIÇOS DIGITAIS

9 de julho de 2020 0 Comentários

Não é novidade que a economia digital trouxe inúmeras vantagens não só para os cidadãos, mas também para as empresas. O surgimento de novos modelos de negócio desafia a tributação já existente, assim sendo, muitos sistemas tributários estão trabalhando para se adequar à nova realidade.

STF AUTORIZA RESTITUIÇÃO DOS VALORES DE PIS E COFINS PAGOS A MAIOR NO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

7 de julho de 2020 0 Comentários

Segundo STF, contribuintes podem recuperar os valores de PIS e COFINS pagos a maior no regime da substituição tributária quando a base de cálculo efetiva das contribuições é inferior à estimada.

O ITCMD NOS PLANOS DE VGBL E PGBL

2 de julho de 2020 0 Comentários

Diversos Estados já incluíram dispositivos em suas legislações a fim de permitir a cobrança do ITCMD sobre os valores oriundos de Planos de Previdência Privada, como PGBL e VGBL. O Judiciário, contudo, já foi chamado a se manifestar sobre algumas destas legislações. Veja o resumo que preparamos sobre o tema para você.

STF DECIDE QUAL ESTADO TEM COMPETÊNCIA PARA EXIGIR O IPVA

30 de junho de 2020 0 Comentários

Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a competência para exigir o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pertence ao estado onde o veículo deve ser licenciado, ou seja, no domicílio do proprietário ou sede da empresa proprietária do bem. Leiam nosso artigo e entendam um pouco mais sobre o assunto.

OPORTUNIDADE DE NOVA TRANSAÇÃO: PORTARIA PGFN Nº 14.402/2020

25 de junho de 2020 0 Comentários

No último dia 17 de junho foi publicada a Portaria nº 14.402/2020 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que estabeleceu regras para uma nova modalidade de transação excepcional. Trata-se de mais uma medida que busca diminuir os impactos econômicos negativos da pandemia da Covid-19, permitindo que os contribuintes afetados paguem débitos inscritos em dívida ativa em condições especiais. Conheça um pouco mais sobre esta nova oportunidade.

VOTO DE QUALIDADE AINDA É UTILIZADO PELO CARF

23 de junho de 2020 0 Comentários

Mesmo com a alteração trazida pela Lei nº 13.988/2020, que exclui o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), este mecanismo ainda vem sendo utilizado para resolver o empate em julgamentos de processos administrativos federais.

POSSÍVEIS MUDANÇAS NO ITCMD EM SÃO PAULO – PROJETO DE LEI ESTADUAL Nº 250/20 

18 de junho de 2020 0 Comentários

No último dia 17 de abril de 2020, foi apresentado o Projeto de Lei nº 250/2020 que visa promover alterações na regulamentação do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) no Estado de São Paulo. Veja a seguir o resumo que preparamos para você com 4 modificações importantes propostas no Projeto de Lei.

NOVA LEI Nº 14.010/2020 E O IMPACTO DA COVID-19 NAS RELAÇÕES JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO

15 de junho de 2020 0 Comentários

As relações jurídicas foram extremamente prejudicadas em decorrência da pandemia da Covid-19 e das determinações das autoridades para o isolamento social. Isso porque o fechamento do atendimento presencial dos órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, por exemplo, prejudicou uma série de direitos pela população. A Lei nº 14.010, de 10 de junho de 2020, propõe uma regulação das relações privadas durante o período da pandemia. Veja em nosso artigo os principais pontos abordados na lei em comento para as relações empresariais.

ESTADOS ATRIBUEM RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA À MARKETPLACES POR INADIMPLÊNCIA DE LOJISTAS

15 de junho de 2020 0 Comentários

Estados têm vislumbrado a possibilidade de arrecadar tributos responsabilizando as plataformas online denominadas ‘’Marketplaces’’ pelo não recolhimento do ICMS dos lojistas. Leiam nosso artigo e entendam um pouco mais sobre o assunto.

STF DECIDE PELA INCIDÊNCIA DE ISS SOBRE CONTRATO DE FRANQUIA

10 de junho de 2020 0 Comentários

Na semana passada, no julgamento que se encerrou em 28 de maio, o Supremo Tribunal Federal – STF decidiu, por maioria dos votos, que é constitucional a incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS sobre os contratos de franquia (franchising). Entenda o caso a partir do resumo que preparamos para você.