IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO TRIBUTÁRIO PARA AS EMPRESAS

28 de abril de 2022 Artigos 0 Comentários

Tempo aproximado de leitura: 8 minutos

O gerenciamento e organização é algo muito importante para as empresas hoje em dia, ainda mais quando isto está relacionado à regularidade fiscal da empresa. O monitoramento tributário é uma ferramenta que auxilia nesses aspectos, trazendo maior tranquilidade para as empresas e evitando problemas com o Fisco. Quer saber mais detalhes sobre o monitoramento? Veja abaixo o nosso resumo sobre mais este importante assunto.

O que é o monitoramento tributário?

Antes de discutir a importância do monitoramento tributário, é necessário entender do que se trata.  O monitoramento é uma ferramenta de gerenciamento que visa informar e controlar pendências e antecipar ou prevenir possíveis problemas fiscais para as empresas.

Tudo relacionado às obrigações tributárias é mapeado e incluído em um acompanhamento contínuo com todo o detalhamento da pendência, como origem do débito, competência, valores, processos administrativos relacionados, entre outros aspectos. Através desse sistema é possível atualizar e controlar essas informações de forma clara e eficiente.

Além disso, possibilita a identificação de problemas e até oportunidades que influenciam diretamente nas tomadas de decisões das empresas em termos de estratégias jurídicas, como por exemplo, as opções de pagamento do débito e outros meios de regularização das pendências.

A partir disso, todas as informações coletadas durante esse processo são analisadas e classificadas, visando também identificar de forma antecipada pendências fiscais que podem trazer prejuízos financeiros à empresa.

A importância do monitoramento

Com a utilização do monitoramento, a empresa terá acesso facilitado a informações precisas de pendências em áreas como a fiscal e cadastral. Possibilitando assim, uma resolução mais rápida de irregularidades que podem ter um impacto negativo no futuro.

Para melhor entendimento, a lista abaixo dispõe dos principais benefícios de fazer o monitoramento fiscal:

  • Prevenir irregularidades;
  • Rápida identificação de pendências;
  • Maior segurança fiscal;
  • Organização e melhor gerenciamento de pendências e recursos financeiros;
  • Auxílio na tomada de decisões e definição de estratégias;
  • Manutenção da regularidade fiscal.

Na prática, o monitoramento é um meio de organizar e gerenciar todas as informações fiscais da empresa através de um fluxo contínuo de acompanhamento e por conta disso permite uma célere identificação de pendências, possibilitando a adoção de medidas administrativas ou judiciais de maneira rápida e eficiente.

A Regularidade fiscal

Outro fator importante relacionado ao monitoramento tributário é a regularidade fiscal. Sua comprovação é fundamental para que as empresas possam participar de licitações, obter licenças, fechar contratos e obter acesso ao crédito em instituições financeiras. A principal maneira de realizar essa comprovação é através das certidões de regularidade fiscal.

A emissão dessas certidões é realizada perante os órgãos federais, estaduais e municipais, podendo ser negativas, positivas ou positivas com efeitos de negativa. Caso queira saber mais sobre o tema, veja o nosso artigo “Regularidade tributária: a saúde de sua startup depende dela”.

Isto posto, em razão da burocracia existente em órgãos públicos e dos complexos procedimentos para obtenção da tão importante regularidade fiscal, o monitoramento tributário é o principal aliado das empresas para otimizar esse procedimento.

Dessa forma, é de grande importância para as empresas se adaptarem aos modelos de monitoramento, visando a organização e prevenção de problemas fiscais.

Considerações finais

Como vimos, realizar um monitoramento tributário traz diversos benefícios para as empresas. Além de uma maior organização, sua utilização significa maior segurança fiscal, eficiência e melhora na tomada de decisões estratégicas pelas empresas.

Por meio dele é possível realizar o controle das informações e pendências, possibilitando a identificação de problemas de maneira antecipada e contribuindo para a regularidade fiscal da empresa.

Continue nos acompanhando e fique por dentro de todas as novidades sobre o tema.

Facebook Comments
Print Friendly, PDF & Email