(11) 3151-3606 | contato@molina.adv.br

ESTADO DE SÃO PAULO ESTABELECE TERMOS FINAIS DE VIGÊNCIA DE DIVERSOS BENEFÍCIOS DE ICMS

Compartilhe

265 segundos

No dia 28 de agosto de 2020, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o Decreto nº 65.156/2020, responsável por fixar os termos finais de vigência de diversos benefícios de ICMS previstos na legislação atual.

Acompanhe nosso artigo e entenda os detalhes desse importante ato normativo que poderá afetar o caixa da sua empresa!

O que diz o Decreto Estadual?

De acordo com o Decreto Estadual, dezenas de benefícios fiscais de isenção do imposto, redução de base de cálculo e crédito outorgado previstos, respectivamente, nos Anexos I, II e III do Regulamento do ICMS e autorizados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) terão como prazo final de fruição os dias 31/10/2020 ou 31/12/2020.

Com isso, vários segmentos, sobretudo, as empresas do agronegócio e do setor farmacêutico serão impactados com a nova legislação, pois terão que calcular e recolher o tributo estadual sem considerar o incentivo fiscal concedido atualmente pela legislação.

Alguns dos benefícios do setor farmacêutico que perderão a vigência

Dentre os benefícios aplicados ao setor farmacêutico e que serão extintos a partir de 01/11/2020, podemos citar a isenção do tributo nas operações realizadas com os medicamentos relacionados na cláusula primeira do Convênio ICMS-140/01[1], bem como fármacos e medicamentos listados no Anexo Único do Convênio ICMS 87/02 e destinados aos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta Federal, Estadual e Municipal e suas fundações públicas[2].

Da mesma forma, dessa data em diante, o Estado não concederá mais isenção do imposto nas operações internas ou interestaduais de medicamentos e reagentes químicos arrolados no Anexo Único do Convênio ICMS-09/07, bem como kits laboratoriais e equipamentos, suas partes e peças, destinados a pesquisas com seres humanos, para o desenvolvimento de novas medicações[3].

E do agronegócio?

Já no agronegócio, as reduções, em 60% e 30%, da base de cálculo do ICMS incidente nas saídas interestaduais de insumos agropecuários indicados, respectivamente, no inciso I do artigo 9º e nos incisos I, II, III e IV do artigo 10 do Anexo II do RICMS vigorarão somente até 31/12/2020, de acordo com o ato normativo recém-publicado.

Por sua vez, as operações de saída interna com insumos indicados nos incisos I a XXII do artigo 41 do Anexo II do RICMS não serão beneficiadas com isenção a partir de 01/01/2021.

Para consultar a nova legislação e os demais benefícios e setores afetados pelo Decreto nº 65.156/2020, clique aqui.

O Decreto nº 65.156/2020 pode ser questionado no Judiciário?

Entendemos que as alterações trazidas pelo Decreto acabam ferindo duas regras constitucionais básicas vinculadas ao poder de tributar. Trata-se dos princípios da anterioridade geral e nonagesimal.

O primeiro deles dispõe que nenhum tributo deve ser cobrado no mesmo exercício financeiro em que foi publicada a lei que o instituiu ou aumentou.

O segundo, diferentemente, prevê a possibilidade de instituição ou aumento da carga tributária somente após 90 (noventa) dias contados da publicação da respectiva lei instituidora ou majoradora.

Nesse sentido, importante pontuar que a redução ou a supressão de benefícios fiscais, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), caracteriza majoração indireta de tributo, motivo pelo qual deve respeitar o princípio da anterioridade tributária consagrado pela Carta Magna.

No julgamento do Agravo Interno no Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.076.550[4], o relator, Ministro Luiz Fux, esclareceu em seu voto que a regra contida no artigo 150, inciso III, alíneas “b” e “c” da Constituição Federal deve ser estendida a todas as alterações ocorridas nos critérios quantitativos da regra-matriz de incidência tributária, a fim de evitar que o contribuinte seja surpreendido com o aumento do tributo em razão das alterações na política fiscal do estado tributante.

Esse mesmo entendimento já foi aplicado pela Suprema Corte em outros precedentes, como é o caso, por exemplo, dos Embargos de Divergência no Agravo Interno do Recurso Extraordinário nº 564.225/RS[5] e no Agravo Interno em Recurso Extraordinário nº 1.053.254[6].

Considerações Finais

Diante disso, para os incentivos fiscais suprimidos pelo Decreto nº 65.156/2020 a partir de 01/11/2020, ressaltamos a possibilidade de discussão, na esfera judicial, do referido prazo limite de fruição, a fim de exigir que o Estado Paulista observe o princípio da anterioridade garantido pelo sistema constitucional vigente.

A depender do posicionamento do Poder Judiciário, as empresas poderiam se aproveitar desses benefícios até o final de 2020, o que permitiria um planejamento financeiro adequado para suportar o aumento da carga tributária em 2021.

Equipe Tributária do Molina Advogados

[1] Artigo 92 do Anexo I do RICMS do Estado de São Paulo;

[2] Artigo 94 do Anexo I do RICMS do Estado de São Paulo;

[3] Artigo 130 do Anexo I do RICMS do Estado de São Paulo;

[4] Agravo Interno no Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.076.550, Relator Ministro Luiz Fux, julgado em 20/12/2019.

[5] Embargos de Divergência no Agravo Interno do Recurso Extraordinário nº 564.225/RS, Relator Ministro Alexandre de Moraes, julgado em 20/11/2019

[6] Agravo Interno em Recurso Extraordinário nº 1.053.254, Relator Ministro Roberto Barroso, julgado em 26/10/2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER PARA FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES